banner.jpg

Pesquisando por táxons


A busca por táxons pode ser realizada de duas formas:

        

Busca rápida: localizada na coluna esquerda da página inicial, essa caixa de pesquisa permite a apenas busca por gêneros, espécies e táxons infraespecíficos. Essa forma de busca por táxons conta com o recurso auto-completar, que evita que o usuário não encontre o táxon desejado por conta de erros de digitação do nome.

        

Busca avançada: a busca avançada é acessada através do link "Pesquisa", que fica na barra de menus do site. Aqui usuário pode pesquisar por famílias, gêneros, espécies, táxons infraespecíficos, coletores, países, estados (major region) e municípios (minor region). Quando o usuário clica sobre a caixa de pesquisa, um lista das possibilidades para o item é exibida do lado direito, facilitando a busca.

Quando um usuário realiza a busca por família, por exemplo, os resultados são exibidos em forma de um sumário contendo número de gêneros e espécies daquela família na flora, além do número de imagens disponíveis e a quantidade de registros de espécimes de herbários catalogados na flora online. A partir da página de sumário é possível acessar informações sobre os gêneros, espécies, registros de espécimes e imagens disponibilizadas. Clicando em "Species", por exemplo, surge uma lista das espécies da família pesquisada (opção "Grid view"), e nesse ponto é possível acessar várias outras bases de dados para obter informações complementares sobre cada espécie. Para isso é só clicar no nome da espécie, selecionar o website desejado e será aberta uma nova janela para a visualização das outras bases de dados. É possível escolher 15 websites para a busca informações complementares, como Virtual Field Herbarium, Edinburg online, New York Botanical Garden, Tropicos, IPNI e Google Images.

Para ter acesso a informações como descrições das espécies e distribuição geográfica, é preciso alternar a visualização da página para o modo "Reports" no canto superior direito da página. Uma lista de opções para a visualização é exibida no lado direto da página, e é possível escolher dentre as opções ativas. No nosso website nós decidimos, à principio, disponibilizar as informações de sinonímia, material examinado, hábito, distribuição geográfica e breves comentários taxonômicos, além das descrições das espécies e imagens, em um único conjunto de dados que pode ser acessado selecionando a opção "Description".

    1.jpg        2.jpg        4.jpg